CartaExpressa

Nove partidos lançam apelo por um ‘basta ao governo criminoso de Bolsonaro’

Siglas se comprometem a ‘organizar um ato político nacional em defesa da vacina, do auxílio emergencial e do impeachment’

Nove partidos lançam apelo por um ‘basta ao governo criminoso de Bolsonaro’
Nove partidos lançam apelo por um ‘basta ao governo criminoso de Bolsonaro’
O presidente Jair Bolsonaro. Foto: Isac Nóbrega/PR
Apoie Siga-nos no

Presidentes e líderes no Congresso Nacional de nove partidos de oposição ao governo de Jair Bolsonaro se reuniram nesta terça-feira 13 com o objetivo de unificar as ações em meio ao dramático avanço da Covid-19.

Entre os pontos abordados estão a defesa dos trabalhos da CPI da Pandemia, a retomada do auxílio emergencial de 600 reais e a intensificação das ações pelo impeachment de Bolsonaro.

“A reunião foi bem importante e a gente saiu dela com algumas prioridades. A primeira delas é a CPI do Genocídio, ou a CPI da Covid, como queiram chamar”, disse o presidente do PSOL, Juliano Medeiros, em entrevista ao canal de CartaCapital no YouTube.

Segundo ele, “é importante deslocar setores que hoje dão sustentação ao governo”.

“Há setores da direita e da centro-direita que já se manifestam nesse sentido [do impeachment]. Transformar a luta pela vida e pela superação do governo em uma causa nacional, não só em uma causa dos partidos de esquerda e centro-esquerda”, acrescentou.

Os nove partidos reunidos nesta terça se comprometem a:

“1. Defender a integridade e a efetividade da CPI do Senado para apurar os crimes do governo Bolsonaro na condução da pandemia;

2. Trabalhar em conjunto pela criação e instalação de uma CPI na Câmara;

3. Trabalhar em conjunto pela votação e aprovação no Congresso do auxílio emergencial de R$ 600;

4. Convocar a Plenária Nacional do Impeachment, reunindo os autores dos mais de 100 pedidos de abertura de processo contra Bolsonaro por crimes de responsabilidade;

5. Organizar um ato político nacional em defesa da vacina, do auxílio emergencial e do impeachment de Bolsonaro;

6. Apoiar as inciativas dos movimentos sociais e da sociedade civil no sentido de enfrentar a pandemia e dar um basta ao governo criminoso de Bolsonaro”.

Brasília, 13 de abril de 2021

Partido Comunista do Brasil (PCdoB)
Partido Democrático Trabalhista (PDT)
Partido Socialista Brasileiro (PSB)
Partido Socialismo e Liberdade (PSOL)
Partido dos Trabalhadores (PT)
Partido Verde (PV)
Rede Sustentabilidade (REDE)
Cidadania
Unidade Popular (UP)

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo