CartaExpressa
Nova resolução do PT defende a reeleição de Lula em 2026 e alfineta Zanin
O presidente ainda não confirmou a disposição de se lançar à disputa eleitoral


O PT divulgou nesta quarta-feira 30 a resolução de seu Diretório Nacional sobre as eleições municipais de 2024. O documento, porém, não se limita à disputa do ano que vem e defende abertamente a reeleição do presidente Lula em 2026.
Lula não confirmou que se lançará à corrida eleitoral daqui a três anos. No início de julho, ele afirmou que a candidatura do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, à reeleição é um “estímulo” para que ele também volte a concorrer. Disse, no entanto, não ser o momento de se apresentar a uma batalha nas urnas.
Conforme a resolução do PT, a ordem é promover uma ampla mobilização nos municípios em busca de vitórias em 2024, para “contribuir com as transformações necessárias no País, para reeleger Lula em 2026 e fortalecer nosso projeto democrático e popular de País”.
O documento traz também um recado indireto ao ministro Cristiano Zanin, indicado ao Supremo Tribunal Federal por Lula. O PT menciona a análise do Marco Temporal, a ser retomada nesta quarta-feira 30, e exalta julgamentos recentes da Corte elogiadas pelo campo progressista – todos eles, porém, com votos contrários de Zanin:
- a equiparação da ofensa contra pessoas LGBTQIA+ ao crime de injúria racial;
- a abertura de ação sobre a violência contra povos indígenas Guarani-Kaiowa pela Polícia Militar de Mato Grosso do Sul;
- a manutenção parcial do princípio da insignificância; e
- o avanço na descriminalização do porte de maconha para uso pessoal.
A resolução do PT também diz ser necessário promover “a punição exemplar dos golpistas, inclusive no âmbito militar”, além de considerar “urgente uma tomada de posição contundente em relação ao papel dos militares em nossa democracia, delimitando suas funções ao que está previsto na Constituição”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

A nova preocupação do governo Lula com o voto de Moraes sobre o Marco Temporal
Por CartaCapital
Lula escolhe Daniela Teixeira para vaga da OAB no STJ
Por CartaCapital
Lula diz que tributação aos super-ricos pode ‘consertar o Brasil’
Por André Lucena