CartaExpressa

No México, Lula garante que irá derrotar ‘antipolítica de Bolsonaro’ nas urnas

Ex-presidente repetiu discursos que fez no Brasil ao dizer que, se for eleito novamente, terá que fazer ‘mais do que já fez’

Lula e o secretário de Relações Exteriores do México, Marcelo Ebrard. Foto: Ricardo Stuckert/Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou nesta terça-feira 1º ao México onde já concedeu uma entrevista ao jornal local La Jornada. Na conversa, garantiu que a ‘antipolítica de Jair Bolsonaro’ será derrotada nas urnas em outubro deste ano. Lula está no país para se encontrar com o presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador.

“O Brasil está sendo destruído. As pessoas estão empobrecidas. […] Temos um governo que não governa de verdade, que foca na mentira e não respeita absolutamente nada. […] Esse governo desastroso, que é resultado direto do sentimento antipolítico de que as elites, com a ajuda dos setores midiáticos, plantadas no Brasil, serão derrotadas este ano nas urnas”, garantiu Lula.

Na entrevista, o petista definiu a antipolítica bolsonarista como sendo um movimento das elites brasileiras apoiado por setores da mídia conservadora.

“A antipolítica foi a resposta das elites que nunca aceitaram governos que atuassem de forma independente e pelos mais pobres. A ideia de que os filhos dos pobres pudessem ingressar nas universidades, graças a programas de ação afirmativa e apoio financeiro, nunca foi aceita pelas elites”, explicou.

O ex-presidente também repetiu declarações que tem feito no Brasil a respeito de um possível novo mandato. Se confirmado o resultado das pesquisas eleitorais, Lula será levado ao poder pela terceira vez. Sobre isso, o ex-presidente diz que tem a obrigação de ‘fazer mais do que já fez’. Antes, no entanto, Lula diz que precisará se confirmar como candidato, o que será feito no seu retorno ao Brasil.

Na sua chegada ao México, Lula foi recebido pelo secretário de Relações Exteriores do país, Marcelo Ebrard. Na quarta-feira 2, ele se encontrará com o presidente Andrés Manuel López Obrador.

Acompanham Lula na viagem a presidente do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, os ex-ministros Celso Amorim e Aloizio Mercadante, que é presidente da Fundação Perseu Abramo, e o senador Humberto Costa.

 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar