CartaExpressa
‘Ninguém nomeia alguém que seja seu inimigo’, diz Dino sobre Zanin no STF
O Senado analisará a indicação do advogado nesta quarta-feira 21


O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou nesta segunda-feira 19 não haver qualquer fato a comprometer a aprovação da indicação de Cristiano Zanin a uma vaga no Supremo Tribunal Federal.
O advogado será submetido a uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado nesta quarta-feira 21. A votação pelo plenário deve ocorrer no mesmo dia.
“Temos no mundo uma variedade de sistemas de indicações de ministros para as Cortes constitucionais. Mas temos uma coisa em comum: ninguém nomeia alguém que seja seu inimigo”, afirmou Dino, durante uma agenda no Rio de Janeiro, ao ser questionado sobre o fato de Zanin ter sido advogado do presidente Lula (PT). A declaração foi registrada pelo jornal Valor Econômico.
A CCJ é composta por 27 membros. No plenário, Zanin precisará do endosso de pelo menos 41 dos 81 senadores, em votação secreta.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

41 senadores declaram voto favorável a Zanin para o STF, mostra levantamento
Por CartaCapital
Parecer de indicação de Zanin ao STF é lido na CCJ
Por CartaCapital
Damares Alves diz que ‘gostou muito’ de Zanin, indicado de Lula ao STF
Por CartaCapital