CartaExpressa

MDB diz que apoiará indicação de Cristiano Zanin ao STF

Durante o périplo pelo gabinete dos senadores, Zanin tem angariado apoios de partidos e lideranças até mesmo da oposição

Divulgação/Marcelo Castro
Apoie Siga-nos no

Dono da terceira maior bancada do Senado, o MDB anunciou que apoiará a indicação de Cristiano Zanin à vaga aberta no Supremo Tribunal Federal. O apoio foi anunciado pelo senador Marcelo Castro (PI) nesta quarta-feira 14 após reunião do advogado com os emedebistas, em Brasília.

“Não fechamos questão. Mas nós somos dez senadores e todos, unanimemente, se manifestaram favoráveis à indicação do Cristiano Zanin ao Supremo Tribunal Federal. Estamos certos que o MDB dará seus dez votos ao Zanin”, disse o vice-líder do MDB.

Durante o encontro, segundo relatos, Zanin ouviu críticas dos parlamentares emedebistas sobre o suposto excesso de decisões monocráticas tomadas pela Corte. Por outro lado, o advogado voltou a defender que, uma vez no Supremo, estará aberto ao diálogo com todas as forças políticas.

O vice-líder do MDB ainda minimizou as críticas feitas à indicação de Zanin pela oposição por ele ter sido advogado de Lula.

“Ele teve uma oportunidade, como advogado do Lula, de mostrar à sociedade brasileira a sua competência, altivez e firmeza de propósito, de conhecimento e de caráter. Acho que ele se engrandeceu  se firmou no conceito da sociedade, e se credenciou para ser ministro do Supremo”, pontuou.

Durante o périplo pelo gabinete dos senadores, Zanin tem angariado apoios de partidos e lideranças até mesmo da oposição. Ontem, a bancada do PSD no Senado, a maior da Casa, chancelou a indicação do advogado ao STF.

Ele será sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado em 21 de junho. Na sequência, haverá uma votação no plenário, onde o advogado precisará obter ao menos 41 votos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.