CartaExpressa
‘Não vou me iludir’, diz Bolsonaro sobre julgamento no TSE que pode torná-lo inelegível
Ex-presidente considera, porém, que eventual resultado negativo para ele seria ‘uma afronta’


O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que ‘não vai se iludir’ sobre o resultado do julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que pode levá-lo à inelegibilidade. A declaração, que foi a última de Bolsonaro antes do julgamento na Corte Eleitoral, foi dada nesta quinta-feira 22 ao jornal Folha de S. Paulo. O ex-capitão, porém, disse que, caso o TSE lhe imponha um resultado desfavorável, será “uma afronta”.
“Na minha idade, [o que] gostaria de fazer, continuar ativo 100% na política. E, tirando seus direitos políticos que, no meu entender, é uma afronta isso aí, você perde um pouquinho desse gás”, disse Bolsonaro. Sobre as suas impressões a respeito do julgamento e da possibilidade de ficar inelegível, Bolsonaro afirmou que “com a minha idade, não vou me iludir”.
Na quarta, após se encontrar com Flávio Bolsonaro no Senado, o ex-capitão já havia se manifestado sobre o tema e mostrado pouca esperança em uma decisão favorável. Naquela ocasião, avaliou que sua derrota na Corte Eleitoral é quase uma unanimidade.
O Ministério Público Eleitoral (MPE) já se manifestou favoravelmente à inelegibilidade de Bolsonaro. O julgamento da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije), no âmbito do TSE, começou nesta quinta-feira.
O caso em questão analisa a ação que apura a reunião promovida por Bolsonaro com embaixadores em julho de 2022. Na agenda, transmitida pela TV Brasil, ele repetiu mentiras sobre o sistema eleitoral e atacou instituições.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Moraes e mais 6: Conheça os ministros do TSE que vão julgar Bolsonaro
Por CartaCapital
Flávio Bolsonaro reclama após se tornar ‘novo alvo’ da direita nas redes sociais
Por Getulio Xavier
Bolsonaro enfrenta julgamento que pode torná-lo inelegível por 8 anos
Por AFP
‘É quase unanimidade que vou perder’, diz Bolsonaro sobre julgamento que pode torná-lo inelegível
Por CartaCapital