CartaExpressa

Moro tenta desarquivar projeto sobre prisão em 2ª instância

A proposta foi desmembrada do pacote anticrime apresentado pelo ex-juiz durante sua passagem pelo Ministério da Justiça

O ex-juiz Sergio Moro. Foto: Heuler Andrey/AFP via Getty Images
Apoie Siga-nos no

O senador Sergio Moro (União Brasil-PR) protocolou nesta quarta-feira 8 um requerimento no qual pede o desarquivamento de um projeto de lei que trata da prisão em segunda instância.

Durante a legislatura anterior, a proposta foi desmembrada do pacote anticrime apresentado por Moro em sua passagem pelo Ministério da Justiça, sob o governo de Jair Bolsonaro (PL).

Em 21 de dezembro de 2022, o Senado informou que “a proposição é arquivada ao final da legislatura, nos termos do § 1º do art. 332 do Regimento Interno”. Como não houve votação, portanto, o projeto foi automaticamente extinto.

Para fazer o PLS 166/2018 voltar a andar, Moro terá de contar com o endosso de 27 dos 81 senadores.

O texto, de autoria de Lasier Martins (PSD-RS), alega ir “ao encontro dos anseios da maior parte da população brasileira na efetividade do nosso sistema processual penal”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar