CartaExpressa
Moraes nega recurso contra multa aplicada a Bolsonaro por reunião com embaixadores
Segundo o presidente do TSE, o ex-capitão ‘extrapolou os limites de atuação como Chefe de Estado’ no encontro, marcado por fake news sobre as urnas


O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes, rejeitou nesta terça-feira 14 um recurso apresentado pela defesa de Jair Bolsonaro (PL) contra uma multa de 20 mil reais aplicada pela Corte por propaganda eleitoral antecipada devido à reunião do então presidente com embaixadores em julho de 2022.
Segundo o magistrado, Bolsonaro “extrapolou os limites de atuação como Chefe de Estado, sendo legítima a atuação desta Justiça especializada na tutela do processo eleitoral”.
Por unanimidade, os ministros do TSE condenaram o ex-capitão em 30 de setembro. No encontro com embaixadores, Bolsonaro fez uma apresentação para atacar, sem provas, as urnas eletrônicas e o sistema eleitoral. Dezenas de diplomatas foram convidados para o evento.
Os ministros analisaram ações apresentadas pelo Ministério Público Eleitoral e pelos partidos Rede Sustentabilidade, PCdoB, PDT e PT. A Corte concluiu que o teor da reunião configurou o crime eleitoral de propaganda antecipada. Na agenda, o então presidente usou a estrutura do governo para propagar teorias da conspiração sobre as eleições de 2018, atacar ministros do Supremo Tribunal Federal e promover um discurso golpista.
Ao rejeitar o recurso nesta terça, Moraes anotou que o TSE não ofendeu a liberdade de expressão de Bolsonaro e afirmou que “o preceito constitucional não protege a desinformação contra a legitimidade das eleições”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Joias de Bolsonaro: Senado começa a investigar venda de refinaria a fundo árabe
Por CartaCapital
Michelle embarca para Orlando, onde irá se encontrar com Bolsonaro
Por Getulio Xavier
No governo Bolsonaro, Abin usou programa para monitorar pessoas por meio do celular
Por André Lucena