CartaExpressa

Moraes barra propaganda do governo Bolsonaro sobre a ‘Semana Brasil’

Nos três meses anteriores à eleição, a publicidade institucional só pode ir ao ar se houver ‘urgência e gravidade de necessidade pública’

Moraes barra propaganda do governo Bolsonaro sobre a ‘Semana Brasil’
Moraes barra propaganda do governo Bolsonaro sobre a ‘Semana Brasil’
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes. Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE
Apoie Siga-nos no

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes, rejeitou nesta segunda-feira 5 um pedido do governo de Jair Bolsonaro (PL) para transmitir uma peça publicitária intitulada “Semana Brasil”.

Segundo alegação da gestão federal ao TSE, o objetivo da campanha seria estimular o consumo “a partir da mobilização do setor varejista”. A propaganda teria “um tom de utilidade pública”, conforme o pedido.

Ao negar a demanda, Moraes argumentou não haver justificativa para a divulgação da publicidade institucional. Nos três meses anteriores às eleições, as propagandas do governo só podem ir ao ar se houver “urgência e gravidade de necessidade pública”.

“A despeito da relevância da ação, nada impede que o setor interessado assim o promova, com a adoção de outras medidas por parte da Administração Pública que não seja a divulgação da campanha, considerando especialmente se tratar de uma parceria privada”, escreveu Moraes.

No fim de agosto, o magistrado autorizou parcialmente a veiculação de uma campanha do governo sobre o bicentenário da Independência. Mandou, porém, suprimir um trecho da peça.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo