CartaExpressa
Militar chefe do GSI defende mais investimentos em defesa cibernética
Marcos Antônio Amaro estimou em mais de 1 trilhão de reais o prejuízo do País com crimes cibernéticos


O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general Marcos Antônio Amaro, estimou em mais de 1 trilhão de reais o prejuízo do País com crimes cibernéticos e recomendou o investimento em defesa na área.
Amaro participou, na terça-feira 18, de um debate na Subcomissão Permanente de Defesa Cibernética do Senado.
“O Fórum Econômico Mundial avalia que cerca de 14% do PIB dos países do mundo todo são consumidos pelos crimes cibernéticos. 14% do nosso PIB seria de 1,5 trilhão de reais. Se as iniciativas relacionadas à criação de um órgão de governança, fiscalização e controle resultassem em uma economia de 10% do que hoje se perde, seria de 150 bilhões de reais“, afirmou. “O volume de recursos que se perde com crime cibernético sem dúvida é inimaginável.”
A segurança cibernética ou cibersegurança é o conjunto de medidas adotadas para proteger sistemas, redes e informações digitais contra ameaças e ataques.
O objetivo da audiência de terça foi avaliar a efetividade da Política Nacional de Cibersegurança, instituída em 2023, e apontar os desafios para uma estratégia eficaz no País. O colegiado funciona no âmbito da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional.
(Com informações da Agência Senado)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

‘Jamais me vali de reuniões para tratar de assuntos eleitorais’, diz general Heleno, ex-ministro do GSI
Por Victor Ohana
Ex-número 2 do GSI diz que G. Dias ‘reteve’ informações da Abin sobre o 8 de Janeiro
Por CartaCapital
GSI diz à CPMI que não armazenou imagens de encontro de Bolsonaro com hacker
Por Camila da Silva