CartaExpressa

Mendonça pede manifestação da PGR sobre investigação contra Nikolas Ferreira por transfobia

A ação protocolada pela bancada do PSOL mira um discurso do bolsonarista no Dia Internacional das Mulheres

O deputado federal Nikolas Ferreira. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal, pediu que a Procuradoria-Geral da República diga se existem elementos para abrir uma investigação contra o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) por transfobia. A manifestação ocorre no âmbito da notícia-crime protocolada na Corte pela bancada do PSOL.

É praxe no STF que os ministros aguardem um parecer da PGR antes de determinar a abertura de uma investigação.

A ação mira um discurso proferido por Nikolas no Dia Internacional das Mulheres. O bolsonarista usou a tribuna da Câmara para debochar de mulheres trans. Ao vestir uma peruca loira, ele disse se chamar Nicole e afirmou que, por isso, teria “lugar de fala”.

Nikolas Ferreira já era investigado por transfobia em outro processo, protocolado pela deputada Duda Salabert (PDT-MG). No final de semana, o bolsonarista foi denunciado pelo Ministério Público de Minas Gerais por expor e constranger uma adolescente trans durante vídeo publicado nas redes sociais.

A prática dos crimes de homofobia e transfobia foi equiparada à do crime de racismo, em 2019, pelo STF. A pena é de um a três anos de prisão.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar