CartaExpressa

Lula tem vantagem de 33 pontos para Bolsonaro entre os beneficiários do Auxílio Brasil

Bolsonaro ainda não conseguiu converter as ações da PEC Eleitoral em intenções de voto

Lula tem vantagem de 33 pontos para Bolsonaro entre os beneficiários do Auxílio Brasil
Lula tem vantagem de 33 pontos para Bolsonaro entre os beneficiários do Auxílio Brasil
Fotos: Ricardo Stuckert e Norberto Duarte/AFP
Apoie Siga-nos no

Lula (PT) é o favorito de 58% dos beneficiários do Auxílio Brasil para ocupar o cargo de presidente da República em 2023. Os dados são da nova rodada da pesquisa PoderData, divulgada nesta quinta-feira 4.

O levantamento mostrou que, em apenas 15 dias, o volume de apoiadores do petista no segmento cresceu 6 pontos percentuais. O ex-presidente já havia saltado 9 pontos naquele momento. No mesmo período de duas semanas, Jair Bolsonaro (PL) viu suas intenções de voto caírem 7 pontos, de 32% para apenas 25%. Em um mês, a queda é de 12 pontos.

Há um mês, a diferença entre os dois candidatos no grupo era de apenas 6 pontos percentuais. Atualmente, a distância entre Lula e Bolsonaro entre os beneficiários do Auxílio Brasil é de 33 pontos.

O ex-capitão apostava na PEC Eleitoral, que concedeu aumento de 200 reais no benefício, para alavancar o apoio nesta camada da população, onde já estava em desvantagem. Até o momento, no entanto, não colheu resultados práticos, de acordo com o levantamento. Vale ressaltar, porém, que apesar do nível de conhecimento do aumento do Auxílio ser alto, o dinheiro ainda não chegou na conta dos beneficiários.

Para chegar aos resultados desta quinta, a PoderData entrevistou 3.500 eleitores entre os dias 31 de julho e 2 de agosto. O levantamento geral, contratado pelo site Poder360 em parceria com a TV Cultura, tem margem de erro de 2 pontos percentuais. No recorte daqueles que recebem o Auxílio Brasil, a margem sobe para 3,4 pontos. O registro da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral é BR-08398/2022.

A pesquisa desta quinta também mostrou que, no cenário eleitoral geral, Lula lidera com 43% das intenções de voto, ante 35% de Bolsonaro. Ciro Gomes (PDT) somou 7% e segue em terceiro lugar. A sondagem também mostrou que o ex-presidente tem vantagem no segundo turno contra os dois principais adversários. Bolsonaro, por sua vez, estaria em pé de igualdade com Ciro – ambos com 40% – em um eventual segundo turno.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo