Política

PoderData: Lula lidera com 43% das intenções de voto, ante 35% de Bolsonaro

Ciro Gomes, em terceiro lugar, é o preferido de 7% dos eleitores entrevistados no levantamento

O ex-presidente Lula (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL). Fotos: Ricardo Stuckert e Alan Santos/PR
Apoie Siga-nos no

A pesquisa PoderData desta quinta-feira 4 mostra que o ex-presidente Lula (PT) segue na liderança da disputa eleitoral para escolher o novo presidente do Brasil. O petista se manteve com os mesmos 43% que já havia registrado no último levantamento, divulgado há 15 dias. Jair Bolsonaro (PL), que busca reeleição, oscilou negativamente no período e registrou 35%, dois pontos a menos do que tinha há duas semanas.

O levantamento desta quinta-feira ainda traz Ciro Gomes (PDT) em terceiro lugar, reunindo 7% da preferência dos eleitores brasileiros. Ele é seguido por Simone Tebet (MDB), que tem 4%, e André Janones (Avante), que soma 2%. Há ainda 1% de menções a Eymael (PSC) e Felipe D’Avila (Novo). Os demais pré-candidatos monitorados pela pesquisa não pontuaram.

Quando considerados apenas o votos válidos, que excluem brancos e nulos, Lula teria neste momento, segundo a PoderData, 45%. Bolsonaro, por sua vez, vai a 37% e Ciro somaria 8%. O resultado, diferentemente de outros levantamentos, não mostra chances do pleito deste ano ser resolvido sem a necessidade de um segundo turno.

Assim como nos levantamentos anteriores da PoderData, a vantagem de Lula sobre Bolsonaro pode ser explicada por sua boa margem de apoio entre os eleitores mais jovens – de 16 a 24 anos de idade –, grupo em que é apoiado por 50%; pela forte presença de apoiadores no Nordeste do País, onde soma 48%; além de ser o preferido das classes mais baixas – que recebem até 2 salários mínimos –, faixa onde tem 48% de intenções de voto. As mulheres também são outro grupo a dar boa margem para Lula, com 44% de indicações de voto, ante 30% para Bolsonaro.

em um eventual segundo turno monitorado pela pesquisa, Lula venceria Bolsonaro por 50% a 40%. Outros dois cenários ainda foram testados pelo levantamento. No primeiro deles, o nome de Ciro é confrontado com o do ex-capitão. Neste caso, tanto o pedetista, quanto Bolsonaro aparecem com 40% das intenções de voto. Na disputa direta entre o ex-ministro e Lula, o petista venceria por 47% a 26%.

Para a pesquisa, foram realizadas 3.500 entrevistas entre os dias 31 de julho e 2 de agosto. A pesquisa foi encomendada pelo site Poder360 em parceria com a TV Cultura. No Tribunal Superior Eleitoral, o levantamento está registrado sob o número BR-08398/2022. Ele tem margem de erro de 2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo