CartaExpressa

Lula tem os eleitores mais convictos e Bolsonaro a maior rejeição, indica Ipespe

Além do ex-capitão, a candidaturas de Doria e Moro são as únicas que somam mais de 50% de reprovação do eleitorado

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). Fotos: Ricardo Stuckert e Evaristo Sá/AFP
Apoie Siga-nos no

Na mais recente pesquisa do instituto Ipespe, divulgada nesta sexta-feira 25, o ex-presidente Lula (PT) aparece com o eleitorado ‘mais decidido’ neste momento na disputa. Ao todo, o petista soma 43% de indicações de ‘com certeza votaria’. Quem aparece mais próximo do ex-presidente nesse quesito é Jair Bolsonaro (PL), com 26%.

Já os demais candidatos somam percentuais bem menores. Sergio Moro (Podemos) e Ciro Gomes (PDT) estão empatados, com 12% de marcações ‘com certeza votaria’. João Doria (PSDB) aparece com 5% e Eduardo Leite (PSDB) com 4. Simone Tebet (MDB) e André Janones (Avante) têm 3%, Alessandro Vieira (Cidadania), 2%, e Felipe D’avila (Novo), 1%.

No mesmo recorte da pesquisa, o Ipespe também mediu o índice de rejeição das candidaturas. Neste quesito, Bolsonaro lidera a reprovação dos eleitores ao seu nome, com 62%. Moro e Doria também tem patamares acima dos 50%, sendo 54% para o ex-juiz e 59% para o tucano.

Neste caso, Lula, com 43%, Ciro, com 44%, e Leite, com 41%, ficam em uma faixa um pouco mais abaixo. Já os demais candidatos somam percentuais maiores de ‘desconhecimento’ por parte dos eleitores, o que justifica terem também as menores rejeições.

Para chegar aos resultados, o Ipespe realizou 1.000 entrevistas, via telefone, entre os dias 21 e 23 de fevereiro. A margem de erro é de 3.2 pontos percentuais e o índice de confiança é de 95,5%.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar