CartaExpressa
Lula supera Bolsonaro no Índice de Popularidade Digital
Monitoramento de consultoria indica a deterioração da imagem do presidente em meio aos ataques às instituições


O ex-presidente Lula superou o presidente Jair Bolsonaro em um ranking de popularidade nas redes sociais.
O Índice de Popularidade Digital, monitorado pela Quaest Consultoria, coleta dados em plataformas como Twitter, Instagram e Google Search e analisa indicadores como seguidores, engajamento e reações positivas.
Em uma pontuação de 0 a 100, Lula chegou a 59,79 na sexta-feira 20, dia em que o atual ocupante do Palácio do Planalto enviou ao Senado um pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Bolsonaro marcava 52,38. Os dados foram divulgados nesta terça-feira 24 pela revista Veja.
O levantamento indica a deterioração da popularidade de Bolsonaro. Em 29 de julho, quando protagonizou uma live repleta de fake news sobre as eleições no Brasil, ele liderava o ranking, com 68,76, ante 41,78 de Lula. Em 10 de agosto, quando tanques da Marinha desfilaram por Brasília, a vantagem caiu para 53,17 a 36,3. Nove dias depois, o petista já marcava 55,72, contra 53,36 de Bolsonaro.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Polícia deve ser complemento de políticas de inclusão social, diz Lula
Por Getulio Xavier
Apoiadores de Bolsonaro, da Lava Jato e de Ciro ajudam a ‘bombar’ foto de Lula nas redes
Por Ana Flávia Gussen
Lula se reúne com Tasso Jereissati em Fortaleza: ‘Democracia no centro da discussão’
Por CartaCapital