CartaExpressa
Lula recebe Zanin no Planalto e aumenta expectativa pela nomeação do advogado ao STF
Segundo fontes próximas ao petista e ministros do STF, Lula irá confirmar nesta quinta-feira a indicação


O presidente Lula (PT) recebeu o advogado Cristiano Zanin no Palácio do Planalto na noite desta quarta-feira 31. O encontro aumenta a expectativa pela confirmação de que ele será o indicado do petista para a vaga deixada por Ricardo Lewandowski no Supremo Tribunal Federal.
A diferentes veículos de imprensa, fontes ligadas ao presidente Lula afirmam que a oficialização da indicação deverá ser feita nesta quinta-feira. Na agenda de Lula há, inclusive, um encontro com Davi Alcolumbre (União-AP), que preside a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) no Senado e será o responsável pela primeira avaliação de Zanin na Casa. O tema da conversa deverá ser focado na sabatina do aliado.
Ministros do Supremo admitiram reservadamente ao jornal O Globo desta quinta-feira que a indicação de Zanin já teria sido confirmada por Lula em conversa com a ministra Rosa Weber, presidente do tribunal. Por mensagens, ela teria comunicado os demais integrantes do STF da decisão do petista. A mesma indicação teria sido feita aos ministros Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes durante um churrasco oferecido por Lula na sexta-feira 26.
Zanin é, desde que Lula venceu as eleições, apontado como favorito do presidente ao cargo. Aos 47 anos, ele deve chegar ao STF após anos de projeção como advogado de Lula nos processos da Lava Jato. Partiu de Zanin, por exemplo, o habeas corpus impetrado na Corte em 2021 que resultou na anulação das condenações do petista, com o reconhecimento da incompetência e da suspeição do então juiz Sergio Moro.
Apesar da preferência do presidente, seu nome sofreu forte resistência nos bastidores. Lula tem dito, porém, que sabe que ‘todo mundo entenderia’ sua indicação. O nome de Zanin também foi recebido entre os atuais integrantes da Suprema Corte. Carmén Lúcia, Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso já trataram do tema durante entrevistas recentes.
Caso confirmada pelo Senado a ida de Zanin ao STF, o novo ministro poderá ocupar o cargo por 27 anos, até completar os 75 anos de idade.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Zanin defende no STF a manutenção da condenação de Deltan no caso do PowerPoint
Por Leonardo Miazzo
Zanin fez uma advocacia ‘quase heroica’ na Lava Jato, diz Gilmar
Por CartaCapital
‘Não vejo conflito ético ou moral’, diz Barroso sobre possível indicação de Zanin ao STF
Por CartaCapital
Advogados saem em defesa de Zanin, cotado para o STF, contra ‘ataques à sua imagem’
Por CartaCapital