CartaExpressa

Lula publica no Diário Oficial da União a indicação de Cristiano Zanin ao STF

O próximo passo é a sabatina com o indicado na Comissão de Constituição e Justiça do Senado

O advogado Cristiano Zanin. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O presidente Lula (PT) publicou nesta quinta-feira 1º no Diário Oficial da União a indicação de Cristiano Zanin ao Supremo Tribunal Federal. Se for aprovado pelo Senado, o advogado ocupará a cadeira do ministro recém-aposentado Ricardo Lewandowski.

A indicação passará primeiro pela Comissão de Constituição e Justiça, presidida por Davi Alcolumbre (União-AP). Na sequência, chegará ao plenário, onde Zanin precisará contar com no mínimo 41 votos favoráveis.

“Acho que o Zanin se transformará em um grande ministro da Suprema Corte”, disse Lula nesta quinta, durante entrevista coletiva em Brasília. “Conheço as qualidades como advogado, como chefe de família e de formação. Ele será um excepcional ministro da Suprema Corte se aprovado pelo Senado, e acredito que será. Acho que o Brasil vai se orgulhar de ter o Zanin como ministro da Suprema Corte.”

Segundo o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a expectativa é concluir a análise antes do recesso parlamentar, que começa em 17 de julho. Na quarta-feira 31, Lula e o presidente da CCJ, Davi Alcolumbre (DEM-AP), conversaram por telefone. Eles devem voltar a dialogar nesta quinta – desta vez, pessoalmente.

Leia o despacho assinado por Lula:

2023_06_01_ASSINADO_do1_extra_A

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar