CartaExpressa

Lula foi o melhor presidente da história e Bolsonaro é o pior, apontam eleitores

Segundo o Ipespe, 46% dos brasileiros elegeram o ex-presidente como o melhor mandatário que o Brasil já teve no período da Nova República

Lula foi o melhor presidente da história e Bolsonaro é o pior, apontam eleitores
Lula foi o melhor presidente da história e Bolsonaro é o pior, apontam eleitores
Fotos: Ricardo Stuckert e Evaristo Sá/AFP
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Lula (PT) foi o escolhido pelos eleitores brasileiros como o melhor presidente da história da Nova República, segundo a mais nova pesquisa do instituto Ipespe, divulgada nesta quarta-feira 6.

Ao todo, 46% dos entrevistados indicaram o petista ao serem questionados sobre quem seria o melhor mandatário à frente do Brasil no período.

A vitória de Lula neste tema se dá por uma ampla vantagem, de 24 pontos percentuais sobre o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), que ocupa a segunda colocação (22%). Na terceira posição está o tucano Fernando Henrique Cardoso (PSDB) com 15% das menções positivas.

Além de ficar distante de Lula no ranking positivo, Bolsonaro também foi escolhido pelos eleitores como o pior presidente da história do Brasil desde a Nova República. Com 40% das menções negativas, o ex-capitão está isolado na liderança neste quesito, ficando 19 pontos percentuais distantes da segunda posição, ocupada por Dilma Rousseff (21%). Lula é o terceiro mencionado, com 14% das indicações.

O legado do ex-presidente Lula já havia sido o melhor avaliado em outros levantamentos. Em março, o Ipespe apontou que 58% dos eleitores indicavam que Lula teve um desempenho positivo quando comandou o País. Bolsonaro, por sua vez, acumula recordes de menções negativas ao seu governo, sendo reprovado por maioria dos eleitores desde metade do ano passado. Na pesquisa desta quarta-feira, o ex-capitão é considerado ruim ou péssimo por 54% dos entrevistados.

A pesquisa, que também apontou vantagem de Lula na corrida presidencial deste ano, foi realizada entre os dias 2 e 5 de abril e contou com mil entrevistas telefônicas. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95,5%.

Veja a íntegra da pesquisa:

2022_04_01 PESQUISA IPESPE

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo