CartaExpressa
Lula e Ciro Gomes trocam alfinetadas no Twitter
Ambos devem brigar pelo comando do Planalto na eleição de 2022
Houve troca de farpas entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o pré-candidato do PDT à presidência, Ciro Gomes, nesta quarta-feira 19, enquanto crescem as expectativas de um 2º turno entre eles na eleição de 2022.
Em publicação no Twitter, Lula escreveu que “adoraria” dizer que Ciro Gomes é seu amigo, “mas infelizmente ele não quer”. A postagem ocorre após o pedetista alvejar publicamente o ex-presidente com críticas sobre sua gestão e vincular o lulopetismo à ascensão de Jair Bolsonaro.
Em resposta, Ciro Gomes acusou Lula de ser “o responsável pela tragédia do desastrado Bolsonaro”.
“Lula, não é que você não queira brigar. É que para isso você usa bajuladores e seu gabinete do ódio. O que você não quer é debater o país, os projetos, as coisas que o PT fez no poder. Então você reduz a política a uma briga de amigos, a afetos”, escreveu.
Na sequência, Ciro Gomes acrescentou que Lula promoveu a desindustrialização, manteve a desigualdade e pagou juros indevidos. Afirmou ainda que não gostaria de tratar Lula como amigos.
“Todo mundo sabe que você só considera amigo uma única pessoa no mundo: você próprio. Eu quero, sim, tratá-lo como oponente, em uma disputa política de alto nível, em torno de ideias, propostas, projetos e fatos.”
https://twitter.com/cirogomes/status/1395062551386406913
Lula acena ao Centrão e a FHC
Também no Twitter, antes da resposta de Ciro Gomes, Lula defendeu o Centrão de críticas sobre aliança com Bolsonaro. Segundo o petista, a imprensa “induz ao erro” ao afirmar que o bloco todo está com o atual presidente.
“Não tratem o centrão como um partido único. Ao apagar as luzes da Câmara dos Deputados, cada partido tem interesse no seu estado. Vamos conversar individualmente com cada partido político.”
Em elogio ao seu antecessor no Planalto, Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Lula disse que gostou de entrevista veiculada pelo portal UOL em 16 de maio. Na ocasião, FHC disse que votaria em Lula contra Bolsonaro.
“Eu gostei da entrevista do FHC. Sempre tivemos uma disputa civilizada. Ele me conhece bem, conhece o Bolsonaro. Fico feliz que ele tenha dito que votaria em mim e eu faria o mesmo se fosse o contrário. Ele sempre foi um intelectual e sabe que não dá pra inventar uma candidatura.”
Lula disse também, no Twitter, que tem conversado com políticos de diferentes partidos e, em possível indireta a Ciro Gomes, criticou o que chamou de “carrancudo”.
“Semana passada em Brasília falei com mais de 60 políticos, de vários partidos. Semana que vem vou conversar com os movimentos sociais, intelectuais e com o movimento sindical. Quero conversar muito. Quem faz política conversa. Dono da verdade, carrancudo, não serve pra política.”
A imprensa nos induz ao erro quando diz que o Centrão está todo com o Bolsonaro. Não tratem o centrão como um partido único. Ao apagar as luzes da Câmara dos Deputados, cada partido tem interesse no seu estado. Vamos conversar individualmente com cada partido político.
— Lula (@LulaOficial) May 19, 2021
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.



