CartaExpressa
Lula adia para 2025 a exigência de visto a turistas dos EUA e de mais 2 países
O Brasil voltaria a cobrar o documento com base no princípio da reciprocidade
O presidente Lula (PT) prorrogou até abril de 2025 o decreto a estabelecer isenção de visto para turistas de Estados Unidos, Canadá e Austrália. A medida consta de uma edição extra do Diário Oficial da União desta terça-feira 9.
Sem o decreto, viajantes dos três países teriam de apresentar o visto brasileiro a partir desta quarta 10. Esta é a terceira vez que o governo adia a retomada da exigência.
O Brasil voltaria a cobrar o visto com base no princípio da reciprocidade, uma vez que EUA, Canadá e Austrália exigem esse documento de brasileiros.
A cobrança do visto foi sido derrubada em 2019 pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL). À época, ele argumentou que a medida ajudaria a impulsionar o turismo no Brasil.
DOUApoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Câmara aprova a retomada de seguro obrigatório, em vitória do governo Lula
Por CartaCapital
Lula diz a Obrador que invasão de embaixada em Quito foi uma grave ruptura do direito internacional
Por CartaCapital
Lula assina MP que promete reduzir conta de luz em até 4% para consumidores residenciais
Por CartaCapital



