CartaExpressa
Lira garante votação de reforma tributária nesta semana: ‘De sexta não passa’
Presidente da Câmara dos Deputados admitiu, porém, que texto pode sofrer alterações


O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), afirmou, na noite deste domingo 3, que a reforma tributária será votada nesta semana. A afirmação foi feita ao site G1, pouco antes da reunião de emergência com líderes convocada por ele, em Brasília.
“De sexta não passa”, disse Lira, que cancelou todas as reuniões de comissões temáticas e marcou, para esta segunda-feira 3, uma sessão extraordinária da Câmara.
A intenção é, com esforço concentrado, votar o impasse no Carf, a reforma tributária e o arcabouço fiscal modificado por senadores.
Apesar de encampar as articulações para acelerar a votação da reforma, que é pauta prioritária do governo federal, Lira não garante que o texto não será modificado pela Câmara.
“Eu tenho que me colocar no lugar do governador de São Paulo, do prefeito do Rio, de todos que estão preocupados com perdas”, explicou ao site. “[Será] a reforma possível”.
Na reunião do colégio de líderes realizada na noite de ontem decidimos os procedimentos para votarmos até o final de pautas importantes para o país.
Reforma tributária, Carf e arcabouço fiscal são prioridades na discussão da Câmara dos Deputados.
— Arthur Lira (@ArthurLira_) July 3, 2023
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lira antecipa reunião de líderes que deve discutir reforma tributária e arcabouço
Por CartaCapital
Secretário rebate associação e nega aumento de imposto em cesta básica com reforma tributária
Por CartaCapital
Lira convoca sessão extraordinária para votar Carf, arcabouço e Reforma Tributária
Por Wendal Carmo