CartaExpressa
Kassio Nunes rejeita pedido para suspender empréstimo consignado do Auxílio Brasil
O plenário do STF ainda deve se manifestar sobre a ação apresentada pelo PDT


O ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal, negou nesta quarta-feira 26 um pedido do PDT para suspender o empréstimo consignado a beneficiários do Auxílio Brasil e do Benefício de Prestação Continuada, o BPC. O caso deve chegar ao plenário da Corte.
Em sua decisão, o magistrado – indicado ao STF por Jair Bolsonaro (PL) – mencionou a necessidade de “autocontenção” do Judiciário e disse não ver necessidade de suspender os empréstimos antes de o colegiado analisar o assunto.
“A intervenção judicial mostra-se legítima ante a paralisia dos poderes políticos ou a violação generalizada de direitos fundamentais. A potencialização de argumentos idealizados atinentes ao superendividamento e à fraude generalizada, ainda que faça algum sentido prático, releva a não concordância do autor com a política pública e não a inconstitucionalidade patente desta”, diz um trecho do despacho.
Segundo o PDT, o crédito consignado oferecido nessas condições tem o potencial de conduzir ao superendividamento da população mais pobre. O partido também destacou o risco de aumentarem os empréstimos não autorizados entre pessoas menos escolarizadas e em situação de vulnerabilidade.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

‘Vamos às últimas consequências’, diz Bolsonaro após Moraes rejeitar pedido sobre suposta fraude em rádios
Por CartaCapital
Moraes rejeita pedido de Bolsonaro para investigar suposta irregularidade em rádios
Por Wendal Carmo
Rádios afirmam não ter recebido propagandas da campanha de Bolsonaro
Por CartaCapital