CartaExpressa

Justiça de Curitiba absolve José Dirceu em caso da Lava Jato

Fábio Nunes de Martino, da 13ª Vara Federal de Curitiba, considerou que MPF não comprovou prática de lavagem de dinheiro por parte do ex-ministro

José Dirceu
O ex-ministro José Dirceu. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil José Dirceu. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba, Fábio Nunes de Martino, absolveu o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, no processo em que ele era acusado de lavagem de dinheiro em contratos com as empreiteiras Engevix e UTC. A decisão foi publicada na última quinta-feira 7.

De acordo com a sentença, o Ministério Público Federal (MPF) não apresentou provas que comprovassem a prática de lavagem de dinheiro por Dirceu. A denúncia foi oferecida ainda em 2017, no âmbito da Operação Lava Jato

O caso envolvia, também, o ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, os ex-executivos das empreiteiras Walmir Pinheiro Santana e Gerson de Melo Almada, além de Luiz Eduardo de Oliveira e Silva, irmão do ex-ministro da Casa Civil. Todos foram absolvidos na decisão de Martino, com exceção de Vaccari, que não constava como réu no processo. 

Apesar da absolvição, o magistrado afirmou que o caso tinha o “objetivo de encobrir o pagamento de propina em favor do grupo político encabeçado por José Dirceu”. 

Na decisão, o juiz mencionou a existência de indícios de corrupção. Entretanto, como o MPF não apresentou denúncias sobre tais crimes, o magistrado não poderia realizar eventual condenação.

Martino afastou a possibilidade de lavagem de dinheiro por considerar que os pagamentos feitos para Dirceu eram regulares. Na sentença, o juiz menciona que os pagamentos eram feitos através de notas fiscais, com dedução de tributos. 

José Dirceu foi deputado federal por São Paulo e ministro da Casa Civil durante o primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A defesa do ex-ministro ainda não se pronunciou sobre a decisão.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.