CartaExpressa
Inverno pode agravar a pandemia no Brasil, alerta Fiocruz
Boletim alerta para a necessidade de reforçar os cuidados para conter o possível avanço


O Boletim do Observatório Covid-19 Fiocruz, divulgado na quinta-feira 17, aponta para um possível agravamento da pandemia com a chegada do inverno. O relatório mostra que o Brasil já vive um crescimento de casos e mortes pela Covid-19 e alerta que será preciso reforçar as medidas de prevenção, como uso de máscaras e distanciamento social.
De acordo com o documento, “o quadro da pandemia no Brasil, que se aproxima de meio milhão de mortes, permanece bastante crítico” e um avanço da pandemia tornaria a situação ainda mais temerária. O estudo informa ainda que, em pouco mais de um mês, a ocupação das Unidades de Terapia Intensiva passou de uma situação moderada para uma situação considerada crítica – superior a 80% – na maior parte dos estados.
Ao todo, dezoito estados e o Distrito Federal apresentam taxas de ocupação em UTIs de pelo menos 80%, sendo que em oito deles as taxas de ocupação são iguais ou superiores a 90%. Os números foram registrados pelo Observatório Covid-19 Fiocruz na última semana.
Reforço nos cuidados
A pesquisa recomenda que será “essencial continuar reforçando a necessidade do uso de máscaras e manter distanciamento físico e social, sempre que possível”. Segundo destacou a Fiocruz, enquanto o País não consegue avançar com a vacinação aos níveis necessários para conter o avanço da doença, o reforço nos cuidados é a única forma comprovada de conter a disseminação do vírus.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.