CartaExpressa
Governo Milei envia ao Congresso megadecreto que desregula a economia
Parlamentares terão curto prazo para analisar as novas regras


O governo de Javier Milei enviou ao Congresso da Argentina, nesta sexta-feira 5, o megadecreto de desregulação da economia, publicado em dezembro. Para as novas regras terem vigência definitiva, os parlamentares precisam aprovar o texto em votações na Câmara e no Senado.
Os dispositivos devem ser analisados por uma comissão com oito senadores e oito deputados. O grupo, que ainda não foi totalmente formado, terá 10 dias para emitir uma posição. O Legislativo da Argentina tem até 19 de janeiro para decidir sobre o tema nas duas Casas.
De acordo com informações do jornal La Nación, ainda não há definição sobre quantos parlamentares representarão o kirchnerismo, força de oposição a Milei. Segundo o veículo, a expectativa é que o bloco tenha até quatro parlamentares na comissão.
Quando formado, o grupo deverá eleger um presidente, um vice e os secretários da mesa.
Uma reforma trabalhista prevista no decreto de Milei foi suspensa pela Justiça da Argentina por “sério risco social”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.