CartaExpressa
Governo Lula dá 72 horas para redes sociais apresentarem medidas contra violência nas escolas
As notificações foram assinadas pelo secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous
O secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, estabeleceu nesta quinta-feira 13 o prazo de 72 horas para as redes sociais enviarem um relatório sobre as medidas a serem adotadas a fim de monitorar e restringir conteúdos de incitação a violência contra escolas.
As notificações da Senacon já estavam previstas na portaria editada na quarta 12 pelo Ministério da Justiça com o objetivo de ampliar a responsabilização das plataformas digitais pela veiculação dessas postagens.
As sanções previstas em caso de descumprimento das regras formalizadas pela portaria vão desde a aplicação de multas até a suspensão das atividades.
Horas antes de divulgar o documento, o ministro Flávio Dino afirmou que “há uma situação emergencial que tem gerado uma epidemia de ataques, bem como de difusão de pânico no seio das famílias e das escolas”.
“Foi nesse contexto que resolvemos editar uma portaria, que traz medidas práticas, concretas, a fim de que haja uma regulação desse serviço prestado à sociedade, especificamente no que se refere à prevenção de violência contra escolas”, justificou.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Força-tarefa intercepta ameaças a escolas feitas por 2 alunos no Rio
Por CartaCapital
Armar as escolas para conter a escalada de violência é um tiro no pé
Por Luana Tolentino
Jovem é preso após invadir escola e correr atrás de estudantes com faca no interior de SP
Por Wendal Carmo



