CartaExpressa

Gleisi diz que irá à Comissão de Ética contra post de Marcos do Val sobre Lula

Em suas redes sociais, Do Val publicou uma montagem nesta terça-feira 11 em que o presidente aparece algemado aos seus pés

Projeto foi apresentando nesta semana na Câmara. Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

A presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, disse que denunciará o senador Marcos do Val (Podemos-ES) ao Conselho de Ética da Casa Alta por uma postagem feita pelo parlamentar nesta terça-feira 11. Em suas redes sociais, Do Val publicou uma montagem em que o presidente Lula (PT) aparece algemado aos seus pés.

Na imagem, o senador ainda faz menção à instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito para investigar os atos golpistas do 8 de Janeiro. No Congresso, parlamentares bolsonaristas defendem a abertura do colegiado sob o argumento de que o governo federal foi omisso durante o quebra-quebra na capital federal.

Em resposta à publicação de Do Val, Gleisi atribuiu a publicação a um comportamento “de quinta categoria” e afirmou que o parlamentar quer “aparecer em cima de imagem violenta” de Lula.

“Isso é crime. Vai pra Comissão de Etica [sic] e tomaremos outras providências, bandido!”, escreveu a deputada no Twitter.

Não é a primeira vez que o presidente Lula é alvo de postagens consideradas incitadoras à violência por aliados. Em março, por exemplo, o PT ingressou com uma ação no Supremo Tribunal Federal contra a deputada bolsonarista Júlia Zanatta, do PL de Santa Catarina.

A parlamentar publicou em suas redes sociais uma foto em que portava uma arma de fogo e fazia referência ao presidente. Na imagem, Zanatta vestia camiseta com a frase “come and take it” (“venha e pegue”, em tradução livre do inglês) e a imagem de uma mão com quatro dedos atingida por três disparos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar