CartaExpressa

Deltan Dallagnol diz que vai votar em Bolsonaro em caso de 2º turno contra Lula

Ex-procurador da Lava Jato publicou a mensagem de apoio ao ex-capitão em suas redes sociais

Deltan Dallagnol diz que vai votar em Bolsonaro em caso de 2º turno contra Lula
Deltan Dallagnol diz que vai votar em Bolsonaro em caso de 2º turno contra Lula
Deltan apresenta a denúncia contra Lula em 2016. Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O ex-procurador do Ministério Público Federal Deltan Dallagnol afirmou nesta segunda-feira 27 que pretende votar em Jair Bolsonaro (PL) caso o segundo turno seja disputado entre ele e o ex-presidente Lula (PT). A mensagem de apoio ao ex-capitão foi publicada no seu perfil em uma rede social.

“Por mais que eu não goste de muitas atitudes do atual governo, simplesmente não há nada pior e mais ameaçador para o futuro do Brasil do que o PT e Lula voltarem para a cena do crime”, respondeu Deltan a um seguidor.

Vale lembrar que o ex-procurador foi, recentemente, condenado a pagar uma indenização ao ex-presidente Lula por exibir um gráfico que apontava, sem provas, o petista como chefe de uma organização criminosa. Mais tarde, Deltan admitiu que a apresentação teria sido um erro. A condenação foi considerada ‘tímida’ por dezenas de juristas. Ele também é alvo de cobrança por uso indevido de diárias.

Atualmente o ex-procurador é pré-candidato a deputado federal pelo Podemos no Paraná. Aliado de Sergio Moro (União Brasil), ele corre o risco de ter que disputar votos contra o ex-juiz, que mantém a sua real intenção política em segredo após abandonar o antigo aliado no Podemos.

A posição de Deltan reforça as chances do Podemos, que alega não ser base de Bolsonaro, formar palanque para o ex-capitão. A legenda tinha a expectativa inicial de ter candidato próprio, mas viu Moro, seu escolhido, migrar de sigla sem dar satisfações. O ex-juiz deixou para trás um prejuízo estimado em 3 milhões de reais.

Há ainda a possibilidade de que o general Carlos Alberto Santos Cruz seja escolhido do partido de Deltan para a disputa. A publicação, no entanto, indica que o ex-procurador não estaria tão confiante no nome sondado pelo próprio partido.

Vale ressaltar ainda que há possibilidade de que o segundo turno citado por Deltan nem ocorra, já que pesquisas recentes, como a do instituto Datafolha, mostram o ex-presidente Lula com 53% dos votos válidos na disputa. O resultado renderia a vitória de Lula já no primeiro turno.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo