CartaExpressa
Defesa recua e bolsonarista que matou petista no PR vai a júri popular
Os advogados de Jorge Guaranho afirmam que a medida foi tomada por estarem ‘confiantes’ na inocência do cliente.
Os advogados do ex-agente penal Jorge Guaranho, que assassinou o tesoureiro municipal do PT Marcelo Arruda em Foz do Iguaçu (PR), desistiram nesta sexta-feira 28 de um recurso que haviam protocolado no Tribunal de Justiça do Paraná para que o caso não fosse levado a júri popular.
No documento em que desiste do recurso, a defesa do policial bolsonarista afirma que a medida foi tomada por estarem “confiantes” na inocência do cliente.
No júri popular, um grupo de pessoas é sorteado e acompanha os depoimentos de testemunhas e o interrogatório do réu. Ao final, decidem por meio de voto e de forma sigilosa pela condenação ou absolvição do réu.
Este modelo de julgamento segue uma recomendação do Ministério Público do Estado. A expectativa é que o júri ocorra em Foz, ainda neste ano.
“Esperamos que seja feita a Justiça, e que seja célere. Que o júri ocorra ainda neste ano, com decisão condenatória contra aquele que está sendo acusado de assassinato no principal crime político nos últimos anos no Brasil”, afirmou Daniel Godoy, advogado da família de Marcelo Arruda.
Arruda foi morto a tiros durante a festa de aniversário dele, cujo tema era o Partido dos Trabalhadores e o presidente Lula, pelo policial penal Jorge Guaranho, por discordâncias políticas.
Guaranho é acusado de homicídio duplamente qualificado.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Lula se encontra com família de petista morto por bolsonarista em Foz do Iguaçu
Por CartaCapital
Justiça manda União pagar pensão aos filhos de petista morto por policial bolsonarista
Por CartaCapital


