CartaExpressa
Defesa de Bolsonaro aciona Fux para anular pedido de advogado sobre ato em SP
O advogado Jeffrey Chiquini havia impetrado um habeas corpus para garantir participação do ex-presidente no ato; advogado de Bolsonaro alega que ‘não há razão para o HC’


O advogado Fábio Wajngarten, que representa o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), declarou nesta quinta-feira 23 que sua equipe solicitou ao ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, que não considere um pedido de habeas corpus preventivo impetrado pelo advogado Jeffrey Chiquini da Costa.
O objetivo do pedido de Costa é garantir que Bolsonaro não seja detido por liderar o ato convocado para este final de semana na Avenida Paulista, em São Paulo. Segundo ele, o ex-presidente poderia ser impedido de discursar, em razão da decisão do ministro Alexandre de Moraes, que determinou o confisco do passaporte do ex-presidente e o impediu de se comunicar com investigados da operação Tempus Veritatis.
A defesa de Bolsonaro, no entanto, avalia que “não há nenhuma razão para ‘habeas corpus'”, uma vez que não veem risco do ex-capitão ser impedido de subir no caminhão de som e proferir um discurso para seus apoiadores.
Chiquini, vale dizer, não integra a equipe de defesa de Bolsonaro.
O documento da protocolado pelos advogados do ex-capitão é assinado por Fábio Wajngarten, Paulo Amador da Costa Bueno e Daniel Tesser. Os três são responsáveis pela defesa de Bolsonaro na investigação da trama golpista, em andamento no STF.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

No 1º ato de rua com Marta, Boulos chama Nunes de ‘tchutchuca do Bolsonaro’
Por CartaCapital
Justiça concede liberdade provisória para primeira delatora da Lava Jato
Por André Lucena
Nunes Marques pede vista e suspende julgamento que pode retirar mandato de 7 deputados
Por CartaCapital
Câmara analisa projeto que torna obrigatório o sepultamento de fetos, independentemente da idade gestacional
Por CartaCapital