CartaExpressa
Corte de 0,5 na Selic não muda o fato de que o BC sabota o País, diz Gleisi
A presidenta do PT destacou o fato de que o Brasil segue no topo de ranking dos juros reais
A presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, manteve suas críticas ao Banco Central, mesmo após o Comitê de Política Monetária anunciar um corte na taxa básica de juros: de 13,75% para 13,25% ao ano. Foi o primeiro recuo da Selic desde agosto de 2020.
Gleisi destacou o fato de que, mesmo após a redução, o Brasil segue no topo de um ranking de juros reais com 40 países.
“Já era para ter reduzido a Selic, substancialmente, há muito tempo. Estamos pagando um preço muito alto pela atuação política do bolsonarista Campos Neto no BC”, disparou a petista nas redes sociais. “Manteve os juros na estratosfera apesar de todas as evidências de que envenenam a economia. O BC de Bolsonaro, Guedes e Campos Neto, derrotado por Lula nas urnas, está sabotando o desenvolvimento do País. Têm de ser responsabilizados.”
O Brasil tem um índice de juros reais de 6,68%, segundo levantamento do site MoneYoy. Em segundo lugar está o México, com 6,64%, seguido da Colômbia, com 6,15%.
A taxa de juros real é calculada com o abatimento da inflação prevista para os próximos 12 meses e é considerada uma medida mais efetiva para comparação com outros países.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Mesmo com corte na Selic, Brasil segue no topo de ranking dos juros reais
Por Wendal Carmo
Selic de 13,25%: Haddad exalta diálogo com o BC e Alckmin inicia movimento por novos cortes
Por CartaCapital
Campos Neto acompanha Galípolo por corte de 0,5 na Selic; confira os votos no Copom
Por Wendal Carmo


