CartaExpressa
‘Coronavac vai transformar a Covid-19 em uma gripezinha’, diz especialista
Segundo Alexandre Naime, consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia, Anvisa autorizará o uso emergencial


A Coronavac, vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac, é capaz de “transformar a Covid-19 em uma gripezinha”, segundo Alexandre Naime, chefe do setor de infectologia da Unesp de Botucatu (SP) e consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia.
“[A vacina] vai pegar uma doença que é extremamente grave e fazer o indivíduo ter no máximo uma doença muito leve (50%), só com coriza”, afirmou Naime em entrevista a CartaCapital. “22% vão ter uma Covid leve, que é uma síndrome gripal”, acrescenta.
O especialista se refere à eficácia do imunizante: a taxa global, apresentada nesta terça-feira 12, é de 50,38%; já o índice de prevenção de casos leves chega a 78%, conforme anúncio do governo de São Paulo na semana passada.
“Agora tem que fazer ensaio de vida real: os famosos estudos de fase quatro, que é a vacinação em massa. É a verificação do que acontece em vida real. Estamos vivendo uma pandemia, não podemos mais esperar. Fora que a vacina é muito segura”, declarou Naime.
De acordo com ele, não há “nenhuma” chance de a Anvisa rejeitar o pedido de uso emergencial da Coronavac.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.