CartaExpressa
Comissão do Senado aprova projeto que prevê o fim da ‘saidinha’ temporária de presos
O texto segue para Comissão de Constituição e Justiça, e depois vai ao plenário


A Comissão de Segurança Pública do Senado aprovou por unanimidade nesta terça-feira 6, o projeto de lei que prevê o fim da saída temporária de presos em datas comemorativas e feriados, conhecida como ‘saidinha’.
Os parlamentares aprovaram ainda um requerimento de urgência para que o PL seja levado diretamente para o plenário da Casa.
Caso seja seguido o rito normal, o texto deve ser discutido em um primeiro momento pela Comissão de Constituição e Justiça.
A decisão cabe ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
O relator na Comissão de Segurança Pública, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) defendeu que a medida é necessária “para reduzir a criminalidade”.
Prevista desde os anos 80, a legislação permite o benefício para presos primários do regime semiaberto que já cumpriram o mínimo de um sexto da pena, e reincidentes que já cumpriram um quarto da pena. Também é preciso apresentar comportamento adequado.
O objetivo da saída temporária é promoção da ressocialização e reinserção gradual do convívio social do apenado.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Governo divulga balanço da segurança pública em despedida de Dino; confira
Por André Lucena
Os planos de Tarcísio e Nunes para a segurança na região central de São Paulo
Por Ana Luiza Basilio
O que os brasileiros esperam da renda, da segurança e da saúde, segundo pesquisa CNT/MDA
Por CartaCapital