CartaExpressa
Comandante da Marinha endossa ‘alerta’ do chefe da Aeronáutica: ‘Sempre unidos’
‘Espírito de corpo forte’, escreveu o almirante de Esquadra Almir Garnier Santos


O comandante da Marinha, almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, usou as redes sociais para endossar uma entrevista concedida ao jornal O Globo pelo chefe da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Carlos de Almeida Baptista Junior.
Ao jornal, Baptista Junior escalou a crise institucional causada pelos militares, que se revoltaram com uma declaração do presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz (PSD-AM). “Homem armado não ameaça. Não existe isso. Nós não vamos ficar aqui ameaçando”, respondeu o comandante da Aeronáutica ao ser perguntado sobre a possibilidade de uma nota de repúdio publicada ainda na quarta-feira 7 ser um aviso sobre o que estaria por vir.
Ele também disse, que caso sejam atacados novamente pela comissão no Senado, não divulgarão outra nota, mas usarão caminhos ‘legais’ contra os senadores.
Pelas redes sociais, Garnier Santos reforçou as palavras do colega. “Nos momentos de festa ou de dor, os militares estarão sempre unidos, em prol do povo brasileiro. Espírito de corpo forte. Corporativismo, jamais!”, escreveu.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Renan diz que CPI não teme ‘quarteladas’ e cobra apoio de Pacheco e Lira
Por Estadão Conteúdo
Amorim: Nota coloca Forças Armadas de um lado e instituições democráticas de outro
Por Alisson Matos
Braga Netto diz que momento é ‘delicado’ e militares ‘acompanham a conjuntura’
Por CartaCapital