CartaExpressa
Com voto de Zanin, STF declara incompetência da 13ª Vara de Curitiba contra André Vargas
Por 4 votos a 1, a 2ª Turma da Corte aplicou um novo revés ao ex-juiz Sergio Moro


A 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal aceitou um recurso da defesa do ex-deputado federal André Vargas e declarou a incompetência da 13ª Vara Federal de Curitiba (PR) para julgá-lo. A análise dos embargos terminou nesta sexta-feira 29.
Em 2015, o então juiz Sergio Moro condendou Vargas a 14 anos e quatro meses de reclusão em regime inicialmente fechado, por envolvimento em um suposto pagamento de propina em contratos de publicidade firmados entre a Caixa Econômica Federal e o Ministério da Saúde.
Prevaleceu na 2ª Turma do STF o voto do relator, Cristiano Zanin, a atestar que os supostos atos ilícitos não ocorreram no âmbito da Petrobras e, por isso, a Corte deveria estender ao processo o entendimento fixado em outro caso sobre Vargas, no qual restou demonstrada a incompetência da 13ª Vara.
Seguiram Zanin os ministros:
- André Mendonça;
- Gilmar Mendes; e
- Kassio Nunes Marques.
Edson Fachin foi o único a divergir. Para ele, a competência da 13ª Vara para julgar o processo se justifica pelo fato de o caso envolver crimes de lavagem de dinheiro supostamente praticados no Paraná, embora não se relacionem com a Petrobras.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Ex-deputado se apresenta ao STF como ‘agente infiltrado’ de Moro para investigar juízes e ministros
Por Leonardo Miazzo
Nova decisão do TCU sobre dinheiro dos acordos de leniência manda recado à Lava Jato
Por CartaCapital
Doria admite erro e pede desculpa a Lula por provocação após prisão na Lava Jato
Por Wendal Carmo