CartaExpressa
Ciro diz que Alckmin no PSB é ‘conchavo vergonhoso’ e PSOL virou ‘puxadinho do PT’
Questionado sobre a possibilidade de a ex-ministra Marina Silva (Rede) ser apontada como sua vice, o pedetista negou


O pré-candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, voltou nesta quarta-feira 23 a atacar a filiação ao PSB de Geraldo Alckmin, provável vice de Lula (PT) nas eleições deste ano. O vice do pedetista, por sua vez, só deve ser oficializado em julho.
“Acho [a filiação] um conchavo vergonhoso, porque políticos de correntes diferentes historicamente se reencontrarem, superarem as suas diferenças na frente do povo, normalmente têm uma razão ancestral, que justifica a superação daquilo, e uma razão futura, que explique por qual motivo é legítimo aquele encontro”, disse Ciro a jornalistas após participar de um evento do Conselho Federal de Enfermagem, em Brasília.
Questionado sobre a possibilidade de a ex-ministra Marina Silva (Rede) ser apontada como sua vice, Ciro negou.
“Está pronta para ser presidente do Brasil, que dirá se eu tivesse esse merecimento de ter ela como minha vice. Mas não é provável, certo? Porque a Rede e o PSOL celebraram uma aliança, e o PSOL virou puxadinho do PT, lamentavelmente.”
Em 12 de março, a Rede aprovou por unanimidade a proposta de federação com o PSOL. Foram 73 votos favoráveis e nenhuma abstenção, incluindo manifestações favoráveis de Marina Silva e da ex-senadora Heloisa Helena. Falta o PSOL referendar o acordo.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

‘Vamos viajar e convencer’, diz Alckmin sobre conquistar eleitor ‘conservador’ com Lula
Por CartaCapital
Lula representa a democracia, diz Alckmin, agora filiado ao PSB
Por Alisson Matos
Agenda de campanha de Lula no Paraná vazou em grupos bolsonaristas, diz site
Por CartaCapital