CartaExpressa

Com apoio de FHC, Lula e Dilma, Janine Ribeiro toma posse na SBPC

Ex-ministro da Educação presidirá a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência no biênio 2021-2023

Créditos: Jornal da USP / Montagem sobre foto de Valter Campanato/EBC e JC Notícias/SBPC Créditos: Jornal da USP / Montagem sobre foto de Valter Campanato/EBC e JC Notícias/SBPC
Apoie Siga-nos no

O filósofo, professor da Universidade de São Paulo, e ex-ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, tomou posse na sexta-feira 23 como presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SPBC). Ele ocupará o cargo no biênio 2021-2023. A gestão será acompanhada de nova diretoria, conselho e secretários regionais.

Ao finalizar a 73ª reunião anual da SBPC, já como presidente empossado, Janine ressaltou o valor da Ciência. “As Ciências biológicas e da Saúde estão sendo decisivas para o enfrentamento da pandemia, as Ciências exatas para modelagem e construção de formas e compreensão e tratamento e as Ciências Humanas para estudar o seu impacto”.

A cerimônia, realizada de forma virtual, também contou com o apoio de ex-presidentes como Fernando Henrique Cardoso, Dilma Rousseff e Lula.

“O Brasil, nos últimos anos, retrocedeu imensamente na política educacional, no incentivo à ciência e no desenvolvimento tecnológico. Os recursos necessários tornaram-se escassos pois o teto dos gastos jogou sobre a pesquisa científica uma barreira intransponível, estudos foram interrompidos, projetos em andamento bloqueados e, nas universidades, laboratórios foram fechados e pesquisadores tiveram seus recursos reduzidos. O terraplanismo e a negação da Ciência tornaram-se a regra, mesmo diante da pandemia”, criticou a ex-presidenta Dilma.

“O Brasil certamente precisará mobilizar todos os recursos que dispõe para se reconstruir, precisará de todos e em especial dos professores, pesquisadores e cientistas se quisermos nos mover em direção à nova economia, à economia do conhecimento. É a trajetória para reverter o retrocesso que o governo Bolsonaro nos colocou”, completou.

“Temos que falar pela Ciência, precisamos entender que sem conhecimento não se vai longe. A SBPC e a Ciência são muito importantes para o nosso futuro, faço votos que a SBPC continue a ser o que sempre foi, uma representante real daqueles que trabalham na Ciência”, declarou Fernando Henrique Cardoso.

Ao saudar Renato Janine, Lula destacou que não é possível um país progredir sem investimentos na Ciência e Tecnologia. “Queria dar os parabéns à diretoria que está saindo e a que vai entrar, e dar os parabéns ao companheiro Janine. A SBPC é extraordinária na luta pela democracia nesse país. Que o Brasil volte a ter um governo que tenha na Ciência e Tecnologia um dos pilares do desenvolvimento do País“.

Também se manifestaram favoráveis à nova gestão nomes de referência no combate à pandemia da Covid-19 no País, como a médica, professora e pesquisadora da Fiocruz, Margareth Dalcolmo, e o médico patologista e professor da USP, Paulo Saldiva.

 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.