CartaExpressa
Câmara aprova projeto que favorece o réu em caso de empate em julgamento
A matéria, já avalizada pelo Senado, segue para a sanção do presidente Lula (PT)
A Câmara dos Deputados rejeitou emenda do Senado e aprovou, nesta quarta-feira 28, um projeto de lei que prevê a adoção da decisão mais favorável ao réu nos julgamentos de toda matéria penal ou processual penal em que houver empate. A proposta segue para a sanção do presidente Lula (PT).
O projeto, de autoria do deputado Rubens Pereira Júnior (PT-MA), também assegura a expedição de habeas corpus de ofício por um juiz ou um tribunal, ainda que sem o conhecimento da ação.
As mudanças na legislação ganharam tração no Congresso Nacional em 2021, com o julgamento de uma das ações contra o ex-deputado federal André Moura (União-SE).
Um dos processos dos quais o então parlamentar era alvo terminou em 5 a 5. O então presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, decidiu que o julgamento seria interrompido, já que uma das cadeiras estava vaga – o ministro Marco Aurélio Mello havia se aposentado.
O ministro Gilmar Mendes chegou a defender que o empate deveria beneficiar o réu. Desde que André Mendonça tomou posse no lugar de Marco Aurélio, porém, o caso não voltou a julgamento.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Maioria do STF derruba regra de ‘sobras eleitorais’, mas sem afetar atual composição da Câmara
Por CartaCapital
Senado votará PEC para isentar de IPVA veículos com mais de 20 anos
Por CartaCapital
Comissão do Senado aprova proposta que veda o uso de banheiros em escolas com base na identidade de gênero
Por CartaCapital



