CartaExpressa

Brasileiros ainda não sacaram R$ 7,08 bilhões de valores a receber, informa BC

O SVR devolveu 3,93 bilhões de reais, de um total de 11,01 bilhões postos à disposição pelas instituições financeiras

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

Os brasileiros ainda não sacaram 7,08 bilhões de reais em recursos esquecidos no sistema financeiro, informou nesta quarta-feira 7 o Banco Central. Até agora, o Sistema de Valores a Receber devolveu 3,93 bilhões de reais, de um total de 11,01 bilhões postos à disposição pelas instituições financeiras.

13.970.528 correntistas resgataram valores. Isso representa apenas 35,93% do total de 38.876.360 incluídos na lista desde o início do programa, em fevereiro do ano passado.

Entre os que já retiraram valores, 13.477.382 são pessoas físicas e 493.146, pessoas jurídicas. Entre os que ainda não fizeram o resgate, 36.120.242 são pessoas físicas e 2.756.118, pessoas jurídicas.

A maior parte das pessoas e empresas que ainda não fizeram o saque têm direito a pequenas quantias. Os valores a receber de até 10 reais concentram 62,68% dos beneficiários.

Após ficar fora do ar por quase um ano, o SVR foi reaberto em março, com novas fontes de recursos, um novo sistema de agendamento e a possibilidade de resgate de valores de pessoas falecidas. Em março, informou o BC, foram resgatados 505 milhões de reais esquecidos. Em abril, o valor caiu para 259 milhões.

(Com informações da Agência Brasil)

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar