CartaExpressa
Bolsonaro diz que ainda não sabe se será candidato em 2022
Fontes em Brasília consultadas por CartaCapital confirmam que a possibilidade de não concorrer tem sido tratada internamente pelo presidente


O presidente Jair Bolsonaro disse na manhã desta quarta-feira 21 que ainda não sabe se será candidato à reeleição em 2022.
Na segunda-feira 19, o presidente já havia deixado no ar a informação de que não concorreria ao pleito caso o voto impresso não fosse implementado.
“Do outro lado tem um candidato aí que já se lançou, eu não me lancei ainda e não sei nem se eu vou ser candidato”, declarou Bolsonaro em entrevista à rádio Jovem Pan de Itapetininga na manhã de hoje.
A declaração ocorre dois dias depois do presidente dar a entender que existe a possibilidade de ele não disputar as eleições no ano que vem. “Eu entrego a faixa para qualquer um, se eu disputar a eleição, né? Se eu disputar, eu entrego a faixa para qualquer um. Uma eleição limpa”, disse a apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada. “Agora, participar de uma eleição com essa urna eletrônica…”, deixando no ar a incerteza sobre sua candidatura.
Reservadamente, fontes em Brasília confirmaram a CartaCapital que a possibilidade tem sido discutida internamente por Bolsonaro.
O presidente cogita a hipótese de não ser reeleito e começa a plantar narrativas para seus apoiadores. A dificuldade em encontrar um partido para alocar sua candidatura também estaria pesando contra Bolsonaro.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Ciro Nogueira na Casa Civil é desespero e compra de apoio de Bolsonaro, dizem deputados
Por Alisson Matos
Bolsonaro: ‘era hipérbole quando falei de virar jacaré; podia virar bambi também’
Por Estadão Conteúdo