CartaExpressa
‘Bolsonaro atravessou o Rubicão faz muito tempo. Sente-se blindado e intocável’
Minutos depois do discurso de Fux, o presidente cometeu mais um crime de responsabilidade, destaca o jurista Lenio Streck
“Bolsonaro atravessou o Rubicão já faz muito tempo. Sente-se blindado. Intocável. Por isso pinta e borda. Aliás, não lhe importa andar na borda institucional”. A avaliação é de Lenio Streck, jurista, pós-doutor em Direito e professor de Direito Constitucional.
Nesta segunda-feira 2, poucos minutos depois de o presidente do STF, Luiz Fux, fazer um pronunciamento em que afirmou que “a harmonia e a independência entre os Poderes não implicam em impunidade a atos que exorbitem o necessário respeito às instituições”, Bolsonaro insistiu na divulgação de fake news sobre o sistema eleitoral brasileiro, durante evento em Brasília.
“O clímax ocorre quando, logo após o pronunciamento do presidente da Corte Suprema com duro recado a ele, já sai repetindo os mesmos ataques contra a democracia e o processo eleitoral. Isso constitui crime de responsabilidade. Daí a pergunta: As instituições brasileiras estão funcionando? Bom, as instituições parecem um limpador de para-brisas. O limpador é uma ótima invenção, desde que colocado no lado de fora do carro”, analisou Streck em contato com CartaCapital.
No discurso de abertura dos trabalhos do STF neste segundo semestre, Fux ainda afirmou que os ministros permanecerão “atentos aos ataques de inverdades à honra dos cidadãos que se dedicam à causa pública”. Também disse que não ignorarão “atitudes que deslegitimam veladamente as instituições do País e ferem não apenas biografias individuais, mas corroem sorrateiramente os valores democráticos consolidados ao longo de anos pelo suor e pelo sangue dos brasileiros que viveram em prol da construção da democracia”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
‘Se um dia eu errar, não precisa de impeachment. Eu vou embora’, diz Bolsonaro
Por Leonardo Miazzo
Bolsonaro acusa Barroso de querer manipular eleições e diz que ministro tem que ‘baixar a crista’
Por Getulio Xavier
Ex-presidentes e atual cúpula do TSE desmentem Bolsonaro sobre voto impresso
Por CartaCapital


