CartaExpressa

Bolsonaristas zombam do Cacique Raoni, que subiu a rampa com Lula

Nas redes, usuários se mobilizam para denunciar o conteúdo e fazer com que o vídeo chegue ao conhecimento de ministros

Créditos: Reprodução Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

Um perfil identificado como ‘mtmsl22’ no TikTok publicou um vídeo na terça-feira 3 zombando da liderança indígena Cacique Raoni, que subiu a rampa do Palácio do Planalto ao lado de Lula em sua posse no domingo 1º.

No vídeo, a dona do perfil aparece ao lado de outra mulher, segurando pratos de plástico com a boca, em alusão ao botoque utilizado pelo cacique no lábio inferior. Ao fundo, ouve-se uma música indígena.

O ornamento circular, feito geralmente de madeira, é comumente inserido nas orelhas, nas narinas ou no lábio inferior por membros de alguns povos.

Na página, não há informações sobre a identidade da mulher, que já publicou outros vídeos vestindo camiseta da Seleção Brasileira e se declarando “patriota”.

Nas redes, já há manifestações contra a postagem. Usuários denunciam o conteúdo e marcam os perfis dos ministros dos Direitos Humanos, Silvio Almeida; dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara; e do Meio Ambiente, Marina Silva.

@mtmsl22♬ Musica de los Indios – Los Tamborones Ecuatorianos

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar