CartaExpressa

Bolsonaristas atacam encontro de Tarcísio com Lula para tratar de chuvas em SP

As fortes chuvas no litoral, vale dizer, deixaram ao menos 45 mortos e mais de 2,5 mil pessoas tiveram que sair de suas casas, segundo o governo de SP

Cristiane Batista/Governo de São Paulo
Apoie Siga-nos no

O encontro do presidente Lula (PT) com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), para discutir ações voltadas à redução dos estragos causados pelos temporais no litoral norte de São Paulo, desagradou apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), de quem Tarcísio é próximo.

O influencer Ed Raposo, que se descreve “conservador, cristão, patriota e botafoguense”, foi um dos que escreveram nas redes sociais que “não há desculpa para dividir palanque com o ladrão” e que a fotografia de Lula e Tarcísio juntos era “repugnante”.

Em outra publicação, o bolsonarista, hoje filiado ao PTB de Roberto Jefferson, também afirmou que “apertar a mão do diabo” não ajuda ninguém.

As fortes chuvas no litoral paulista, vale dizer, deixaram ao menos 45 mortos Ao todo, mais de 2,5 mil pessoas tiveram que sair de casa e 49 estão desaparecidas, segundo balanço divulgado pelo governo estadual.

Durante discurso em São Sebastião, município mais atingido pelos temporais, Lula pregou união e diálogo entre as autoridades para reconstruir as áreas afetadas, independente das posições político-partidárias. “O povo é muito mais importante que qualquer divergência”, destacou. Tarcísio, por sua vez, agradeceu a presença do petista no local afetada pela tragédia.

O presidente ainda determinou prioridade na liberação de verbas para reconstrução de estradas, envios de mantimentos, medicamentos e equipes para socorro aos atingidos pelas tempestades.

Ao jornal Folha de S. Paulo, o deputado estadual bolsonarista Gil Diniz (PL-SP) criticou a presença de Lula no estado. “Lula é bom de discurso, mas na prática é Tarcísio que está empenhado em resolver os problemas”, disse o parlamentar.

“Estive ontem na região e falei com o governador, Lula estava pulando Carnaval, mas será bem-vindo se quiser ajudar a resolver o caos. Porém, até aqui, falou mais e fez menos”, disse ainda o deputado mesmo diante da visita do presidente ao local.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar