CartaExpressa
Aras pede ao STJ investigação contra Ibaneis após atos terroristas no DF
O emedebista foi afastado do cargo pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF


O procurador-geral da República, Augusto Aras, pediu ao Superior Tribunal de Justiça a abertura de investigação contra o governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB). A informação foi confirmada por CartaCapital com integrantes do MPF.
No pedido, enviado em uma petição sigilosa ao STJ, Aras afirma que a investigação tem o objetivo de esclarecer as circunstâncias dos atos terroristas em Brasília no domingo 8 e, em último caso, responsabilizar autoridades com foro na Corte.
Ibaneis foi afastado do cargo por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, na madrugada desta segunda 9. O magistrado argumentou que a escalada da ação golpista na capital federal só poderia ter acontecido com “a anuência, e até participação efetiva, das autoridades competentes pela segurança pública”.
Em nota, o emedebista disse acreditar na Justiça e que aguardará as responsabilizações criminais com “serenidade”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Erika Hilton vai ao Itamaraty e defende pedido de extradição de Bolsonaro e Anderson Torres
Por Wendal Carmo
MPF abre inquérito contra a Jovem Pan por fake news e incitação ao golpismo
Por Wendal Carmo