CartaExpressa

Afastado do governo do DF, Ibaneis diz ter ‘fé na Justiça e nas instituições democráticas’

O emedebista foi acusado de ‘descaso’ pelo ministro Alexandre de Moraes em relação aos atos terroristas

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), divulgou uma nota em que diz reiterar a sua “defesa e crença” nas instituições da democracia. O texto foi publicado nesta segunda-feira 9.

A declaração ocorre após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinar o seu afastamento do cargo por 90 dias, por descaso e omissão diante das ações terroristas em Brasília no domingo 8.

Ibaneis afirmou que respeita a decisão de Moraes, mas disse ter “fé na Justiça” e nas “instituições democráticas” e que aguardará as responsabilizações criminais com “serenidade”.

Venho a público reafirmar a minha inabalável defesa e crença nas instituições, no Estado Democrático de Direito, na observância das leis e da Constituição, princípios que forjaram a minha carreira de advogado e homem público”, declarou. “Em outros momentos graves, agi com rigor de forma a proteger não apenas o patrimônio, mas a honra do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal, como na tentativa de invasão de maio de 2020, quando várias pessoas foram presas.”

O governador afastado também classificou a invasão às sedes dos Três Poderes como “barbarismo”.

O emedebista disse ainda que é necessário responsabilizar a rede de financiamento dos atos antidemocráticos. Além disso, manifestou “solidariedade” aos presidentes e integrantes das instituições atingidas.

Ainda no domingo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou um interventor federal no Distrito Federal, que estará no posto até 31 de janeiro. Ricardo Cappelli, o escolhido, é secretário-executivo do Ministério da Justiça e integrava a equipe do governo do Maranhão de Flávio Dino (PSB).

https://twitter.com/ibaneisoficial/status/1612485012238045191?s=46&t=BOF6MkW5lSq7_lsFRpvzng

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo