CartaExpressa
Após ‘pastelão’, Renan diz que Hang terá de responder ‘pelos crimes de que é acusado’
‘Ali não é picadeiro’, disse o relator da CPI, a dois dias do depoimento do empresário e militante bolsonarista


O senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI da Covid, usou as redes sociais nesta segunda-feira 27 para se dirigir ao empresário e militante bolsonarista Luciano Hang, dono das lojas Havan, que prestará depoimento à comissão na próxima quarta-feira 29.
“Luciano Hang ensaia pastelão para encenar na CPI. Não adianta; só houve um Joaquin Phoenix no papel do Coringa e não há como imitá-lo. Terá que comparecer quarta-feira, dentro das regras do Senado, e responder pelos crimes de que é acusado”, escreveu Renan. “Ali não é picadeiro”.
Mais cedo, Hang publicou nas redes sociais vídeos em tom de provocação aos senadores. Nas imagens, ele aparece com uma algema.
“Trabalho 24 horas por dia, então vou ter todo o tempo do mundo e, se por acaso não aceitarem o que vou falar, já comprei uma algema para não gastarem dinheiro. Vou entregar uma chave para cada senador e que me prendam”, disse.
Luciano Hang ensaia pastelão para encenar na CPI. Não adianta; só houve um Joaquin Phoenix no papel do Coringa e não há como imitá-lo. Terá que comparecer quarta-feira, dentro das regras do Senado, e responder pelos crimes de que é acusado. Ali não é picadeiro.
— Renan Calheiros (@renancalheiros) September 27, 2021
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Com ajuda de Eduardo Bolsonaro, Luciano Hang financiou blogueiro acusado de fake news, diz TV
Por CartaCapital
Declaração de óbito da mãe de Luciano Hang foi fraudada na Prevent Senior, diz dossiê
Por Estadão Conteúdo
MP de São Paulo amplia força-tarefa que investiga Prevent Senior
Por Estadão Conteúdo