CartaExpressa
Alunos da Unifesp interrompem debate com Kataguiri; militante do MBL diz ter sido agredido
‘Na Unifesp, fascista não se cria’, gritavam manifestantes no momento em que o deputado foi empurrado


O deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP) foi empurrado durante um debate no campus Osasco da Universidade Federal de São Paulo, a Unifesp, na última sexta-feira 25. Nas redes sociais, ele publicou uma foto do advogado Arthur Scarance, do MBL, com um ferimento na festa.
Kataguiri foi à instituição convidado pelo Centro Acadêmico de Economia. Durante a atividade, estudantes exibiam cartazes e gritavam palavras de ordem contra o deputado. “Na Unifesp, fascista não se cria”, cantavam manifestantes no momento em que o parlamentar foi empurrado.
“A turminha da ‘democracia’ que só aceita quem pensa igual a eles. Isso só me dá mais força pra continuar”, escreveu Kataguiri nas redes sociais após o episódio. Ele também se referiu aos manifestantes como “fascistas”.
Em nota, a Unifesp disse lamentar o caso e afirmou ser um “espaço para discussão ampla e irrestrita de diferentes pontos de vista acerca de temas diretamente ligados ao cotidiano social e que não aceita quaisquer formas de violência, cerceamento de opinião e livre pensamento”.
Depois de impedirem o debate que ambas as partes queriam fazer agrediram o @arthur_scarance que estava conosco no evento. Vídeo completo ainda hoje no canal https://t.co/KVzi9DliNC pic.twitter.com/NbKwVscSSc
— Kim Kataguiri (@KimKataguiri) November 25, 2022
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

‘Um Guedes misturado com Bolsonaro’, diz Cara sobre nomeação de Feder para a Educação em SP
Por Ana Luiza Basilio
Edinho Silva defende a taxação de sites de apostas: ‘Carimba esse dinheiro para a Educação’
Por CartaCapital
Renato Feder é o novo secretário de Educação em São Paulo, anuncia Tarcísio
Por CartaCapital