CartaExpressa

AGU se opõe ao PT sobre privatização da gestão de escolas no Paraná

O partido acionou o STF contra a lei paranaense, mas não recebeu o endosso do braço jurídico do governo federal

AGU se opõe ao PT sobre privatização da gestão de escolas no Paraná
AGU se opõe ao PT sobre privatização da gestão de escolas no Paraná
Defesa. Messias, da AGU, contra as fake news – Imagem: Renato Menezes/AGU
Apoie Siga-nos no

A Advocacia-Geral da União defendeu que o Supremo Tribunal Federal rejeite uma ação do PT contra a lei do Paraná que autorizou empresas privadas a assumirem a gestão administrativa e financeira de escolas estaduais.

A demanda petista tramita sob a relatoria do ministro Kassio Nunes Marques. Instada a se manifestar, a AGU avaliou não haver inconstitucionalidade na nova legislação.

Para o PT, “essa transmissão de poderes” a entes privado seria uma afronta à Constituição, que trata como competência legislativa privativa da União as diretrizes e as bases da educação nacional.

O advogado-geral da União, Jorge Messias, entende, por sua vez, que cabe à União estabelecer normas gerais, enquanto os estados podem suplementar esse arcabouço com regulamentações específicas, de acordo com suas peculiaridades regionais.

“Percebe-se, assim, que o programa respeita os parâmetros mencionados, pois terceiriza apenas funções acessórias, sem afetar a atividade-fim da educação.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo