CartaExpressa
‘Abril Vermelho’ do MST chega a 21 ocupações
Neste ano, ações já aconteceram em dez estados


O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocupou 21 novas terras em abril deste ano. Os números foram divulgados nesta segunda-feira 15 pelo movimento e fazem parte da Jornada Nacional de Luta em Defesa da Reforma Agrária, conhecida como “Abril Vermelho”.
Até o momento, as ocupações aconteceram em dez estados. São eles:
- Bahia;
- Ceará;
- Distrito Federal;
- Goiás;
- Pará;
- Pernambuco;
- Rio de Janeiro;
- Rio Grande do Norte;
- São Paulo
- e Sergipe.
A ocupação mais recente aconteceu nesta segunda-feira e se refere a uma área de pesquisa da Embrapa Semiárido, em Petrolina, no Pernambuco. Mais cedo nesta segunda-feira, o MST também confirmou a entrada em uma fazenda improdutiva de Campinas, no interior de São Paulo.
Pressionado pelas ações, o governo federal tem elaborado e anunciado medidas pró-reforma agrária ao longo das últimas semanas. Na semana passada, por exemplo, o presidente Lula (PT) anunciou o programa Terra para Gente, que busca destinar terras ociosas à reforma agrária. Um Minha Casa, Minha Vida segmentado a movimentos sociais e trabalhadores rurais também foi formalizado pelo petista na semana anterior.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

MST ocupa fazenda improdutiva em Campinas
Por Marina Verenicz
Governo Tarcísio muda o nome de assentamento do MST de Che Guevara para Irmã Dulce
Por CartaCapital
MST anuncia acordo com o Incra e finaliza ocupação em Minas Gerais
Por CartaCapital
CIDH condena Brasil por omissão na morte de membro do MST pela PM do Paraná
Por CartaCapital
MP denuncia oito bolsonaristas que atacaram deputada do PT no Rio de Janeiro
Por CartaCapital
Passado a limpo
Por Maurício Thuswohl