CartaExpressa
‘Abril Vermelho’ do MST chega a 21 ocupações
Neste ano, ações já aconteceram em dez estados
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocupou 21 novas terras em abril deste ano. Os números foram divulgados nesta segunda-feira 15 pelo movimento e fazem parte da Jornada Nacional de Luta em Defesa da Reforma Agrária, conhecida como “Abril Vermelho”.
Até o momento, as ocupações aconteceram em dez estados. São eles:
- Bahia;
- Ceará;
- Distrito Federal;
- Goiás;
- Pará;
- Pernambuco;
- Rio de Janeiro;
- Rio Grande do Norte;
- São Paulo
- e Sergipe.
A ocupação mais recente aconteceu nesta segunda-feira e se refere a uma área de pesquisa da Embrapa Semiárido, em Petrolina, no Pernambuco. Mais cedo nesta segunda-feira, o MST também confirmou a entrada em uma fazenda improdutiva de Campinas, no interior de São Paulo.
Pressionado pelas ações, o governo federal tem elaborado e anunciado medidas pró-reforma agrária ao longo das últimas semanas. Na semana passada, por exemplo, o presidente Lula (PT) anunciou o programa Terra para Gente, que busca destinar terras ociosas à reforma agrária. Um Minha Casa, Minha Vida segmentado a movimentos sociais e trabalhadores rurais também foi formalizado pelo petista na semana anterior.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
MST ocupa fazenda improdutiva em Campinas
Por Marina Verenicz
Governo Tarcísio muda o nome de assentamento do MST de Che Guevara para Irmã Dulce
Por CartaCapital
MST anuncia acordo com o Incra e finaliza ocupação em Minas Gerais
Por CartaCapital
CIDH condena Brasil por omissão na morte de membro do MST pela PM do Paraná
Por CartaCapital
MP denuncia oito bolsonaristas que atacaram deputada do PT no Rio de Janeiro
Por CartaCapital
Passado a limpo
Por Maurício Thuswohl


