CartaExpressa
À espera de julgamento que pode levá-lo à prisão, Collor comparece à posse de Dino no STF
O ex-presidente da Republica foi saudado pelo presidente da Corte, Luís Roberto Barroso


O ex-presidente Fernando Collor compareceu à posse de Flávio Dino como ministro do Supremo Tribunal Federal, nesta quinta-feira 22, e foi saudado pelo presidente da Corte, Luís Roberto Barroso.
“Gostaria de registrar a maciça presença, uma lista que não para de aumentar”, disse Barroso após Dino ser empossado. “Queria cumprimentar o senhor ex-presidente da República Fernando Collor.”
Neste mês, o ministro Dias Toffoli suspendeu o julgamento de um recurso apresentado por Collor contra a sentença do STF que o condenou a uma pena de quase 9 anos de prisão.
Segundo a decisão, relatada pelo ministro Edson Fachin, há provas de que o político recebeu 20 milhões de reais para facilitar contratos da BR Distribuidora com a UTC Engenharia. O caso se refere ao período entre 2010 e 2014.
No julgamento do recurso, apenas o ministro Alexandre de Moraes votou – contra os pedidos de Collor. Caso a maioria acompanhe esse entendimento, uma ordem de prisão poderá ser expedida.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Recém-empossado, Dino deve participar dos julgamentos do 8 de Janeiro
Por Wendal Carmo
Dino toma posse e pode ficar no STF até 2043; confira quando se aposentará cada ministro
Por CartaCapital
As primeiras palavras de Barroso após a posse de Dino no STF
Por CartaCapital